OPERAÇÃO AMAZÔNIA

Ações conjuntas aumentam eficiência da Forças Armadas, diz Ministro da Defesa

Publicada em: 27/09/2012 10:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

 

 

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhou durante dois dias o trabalho dos militares na Operação Amazônia, realizada no Norte do país. Há duas semanas, mais de 5.000 homens da Marinha, Exército e Força Aérea treinam em conjunto em uma área que abrange os Estados do Acre, Rondônia, Pará e Amazonas. “A cada exercício melhoramos a integração no planejamento e na logística o que aumenta a eficiência”, disse Celso Amorim.

Ao lado dos Comandantes das Forças Armadas, ele assistiu na manhã desta quarta-feira (26) a um exercício operacional na localidade de Paricatuba, a cerca de 200 km de distância de Manaus. Mais de 700 militares participaram da ação às margens do rio Purus, que desagua no Solimões.

Durante o treinamento, as Forças Armadas simularam a retomada de um suposto território invadido. Primeiro as aeronaves caças simularam um ataque a um alvo inimigo. Com a área já neutralizada, os fuzileiros de selva desembarcaram de um navio da Marinha para substituir fuzileiros navais que já se encontravam na região. Em seguida, aeronaves de transporte realizaram ressuprimento aéreo, que é o lançamento de carga para reabastecer a tropa em solo.

Depois do exercício, o Ministro da Defesa Celso Amorim visitou um centro de atendimento médico instalado pela Marinha, Exército e Força Aérea na localidade de Iranduba, na região metropolitana de Manaus. Cinco mil atendimentos devem ser realizados em três dias.